quarta-feira, 22 de outubro de 2008

40 anos do ano de 1968- Ano que fez história

1968. Um ano de transformações. Defesa dos direitos civis. Assassinatos de Martin Luther King e de Robert Kennedy. Protestos contra a Guerra do Vietnã. Movimentos Estudantis. Recrudescimento da ditadura no Brasil. Desejo de liberdade sexual. O mundo se expressava com fervor.


Videos e textos abaixo tirados deste site, esse especial feito pelo programa Arquivo N.


Somos jovens e queremos mudar o mundo

O primeiro programa sobre o ano de 1968 traz os desafios e urgências de mudança da época. O conflito entre velhos padrões e novos desejos, a cultura hippie e a Guerra do Vietnã transmitida pela TV.





Quando a rua faz história

O segundo episódio da série sobre o emblemático ano de 1968 destaca a rua como palco de inúmeras mudanças. Foi na rua que se fez a história em muitos países - inclusive no Brasil. Os estudantes tomaram a palavra, movidos por muitos desejos, e foram à luta. A palavra teve diversos significados.




Quando as diferenças fazem história

O terceiro episódio da série sobre 1968 trata da luta pelos direitos civis nos Estados Unidos e da emancipação feminina. O ano virou uma personagem do século 20, já que tantos fatos surpreendentes acabaram por formar um mosaico de novidades.
Era um mundo jovem, ávido por mudanças urgentes. Mas também era um mundo de radicalismos, como os assassinatos dos americanos Martin Luther King e Robert Kennedy. Veja reflexões sobre os desejos de mudanças que se concretizaram, como o caminho das mulheres por uma voz mais ativa. E os desejos interrompidos pela violência.




Quando as heranças fazem a história

O último programa da série 1968 - 40 anos depois discute que heranças os movimentos sociais daquele emblemático ano ainda permanecem nos dias de hoje. No Brasil, a ditadura endureceu e fez com que muitos partissem para o exílio. Não perca!


Nenhum comentário: