A bandeira da República Popular da China foi adotada em 27 de setembro de 1949. A cor predominante é a vermelha, que simboliza a revolução e o Partido Comunista da China, que tomou o poder na guerra civil de 1949.
A estrela grande simboliza o PCC (Partido Comunista da China) e as quatro menores o povo chinês. O amarelo das estrelas representa o brilho da luz no solo chinês. O posicionamento das estrelas representa a união e o engajamento entre o povo chinês e o Partido Comunista da China.
Mapa da China
CIDADES DA CHINA (PRINCIPAIS):
Xangai, Pequim (Beijing), Tianjin; Shenyang, Wuhan, Guangzou (Cantão).
COMPOSIÇÃO DA POPULAÇÃO:
chineses han 92%, grupos étnicos minoritários 7,5% (chuans, manchus, uigures, huis, yis, duias, tibetanos, mongóis, miaos, puyis, dongues, iaos, coreanos, bais, hanis, cazaques, dais, lis), outros 0,5% (dados de 1990).
IDIOMAS:
mandarim (principal), dialetos regionais (principais: min, vu, cantonês).
RELIGIÃO:
crenças populares 20,1%, budismo 8,5%, islamismo 1,4%, cristianismo 0,1%, sem filiação e ateísmo 63,9%, outras 6% (dados de 1980).
CAPITAL: Pequim
Culinária
Os chineses utilizam muitos ingredientes, molhos (shoyu é o mais conhecido) e temperos em sua culinária. Arroz, peixe, carnes vermelhas, broto de bambú e legumes são utilizados em diversos pratos. Uma espécie de biscoito, fino e crocante, o rolinho primavera, é um dos alimentos chineses mais conhecidos no Ocidente. Um alimento consumido na China, e considerado exótico no Ocidente, é a carne de cachorro. Outros alimentos consumidos pelos chineses, e não muito comuns no ocidente, são: carne de cobra, escorpião, besouros e cavalo-marinho.
Arte
A arte chinesa é marcada bela beleza dos vasos em cerâmica pintados, artesanalmente, com motivos culturais da China. A arte em seda também é outro aspecto importante.
Invenções As principais invenções chinesas são: papel, pólvora, leme de navegação, estribo, bússola, etc.
Atualmente, a China é governada pelo Partido Comunista Chinês, que realizou a planificação econômica chinesa, fundado por Mao Tsé-tung.
DRAGÃO CHINÊS
Um dos doze signos do zodíaco chinês, é visto como a criatura mítica divina que trás a abundância, prosperidade e a boa sorte. O Dragão Chinês simboliza o poder e a valentia, o heroísmo e a perseverança. Ele é enérgico, decisivo, otimista, inteligente e ambicioso. Em vez de temidos, são amados e venerados.
Hoje, com seu crescimento anual de dois dígitos, seu PIB de 2,7 trilhões de dólares e um peso crescente na economia mundial.
A China – que no século XX foi subjugada por invasores estrangeiros, viveu a guerra, o totalitarismo e a fome – já superou mais barreiras do que Liu Xiang. E, agora, prepara-se para se mostrar ao mundo em sua melhor forma.
Muralha da China
Afirma-se que a Grande Muralha é a única estrutura construída pelo Homem a ser vista da Lua. Isso, porém não é verdade.
Embora seja comum a idéia de que se trata de uma única estrutura, na realidade consiste em diversas muralhas, construídas por várias dinastias ao longo de cerca de dois milênios. Se, no passado, a sua função foi essencialmente defensiva, no presente constitui um símbolo da China e uma procurada atração turística.
FONTES:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Muralha_da_China
http://pt.wikipedia.org/wiki/China
http://www.suapesquisa.com/paises/china/cultura_chinesa.htm
http://www.suapesquisa.com/paises/china/
VEJA- Edição 2072 - 6 de agosto de 2008
Um comentário:
just want to say hallo from norway
Postar um comentário